Hoje é 27 de Junho de 2017

ndice de Confiana do Empresrio Industrial de MT - 06/2017
Sondagem Indstria da Construo de Mato Grosso - 04/2017

Ncleos estaduais so fundamentais para estimular empresas a investirem em inovao
Em: 17/02/2017 às 10:02h por Agncia CNI de Notcias

Coordenadores dos núcleos estaduais de inovação do Sistema Indústria estão reunidos em Brasília, nesta quinta (16) e sexta-feira (17), para definir uma agenda conjunta de ações para estimular a inovação empresarial. O Sistema de Núcleos Estaduais de Inovação foi criado em 2010 e é um desdobramento da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), coordenada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A diretora de Inovação da CNI, Gianna Sagazio, destacou que um dos objetivos do encontro é definir um plano de ações para o período 2017-2019. Segundo ela, o encontro cria uma oportunidade para o alinhamento de informações e troca de experiências entre os representantes dos núcleos. “Este sistema é fundamental para estimular empresas a fazerem investimentos em inovação”, afirmou a diretora. “O nosso grande desafio é tornar o país inovador. Não vai ser fácil, principalmente neste momento de crise, mas não tenho dúvida de que temos bons agentes de transformação”, acrescentou.

Além dos coordenadores dos Núcleos Estaduais de Inovação de 25 unidades da federação, participaram da reunião representantes do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). “O Sebrae tem sido um grande parceiro nas estratégias e na disseminação da inovação para pequenas empresas e startups”, observou Gianna.

Ao abrir a reunião, o superintendente do IEL Nacional, Paulo Mól, frisou que a expansão da agenda de inovação no Brasil depende essencialmente da mobilização nos estados e da integração dos núcleos com a MEI. “O encontro tem o objetivo principal de trazer o que há de melhor em termos de inovação em cada estado para que as melhores ações possam ser replicadas”, disse.

De acordo com os números mais recentes do Índice de Inovação Global (IIG), o Brasil ocupa a 69ª colocação do ranking de países inovadores, aparecendo atrás dos demais integrantes dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul).

Por Diego Abreu
Fotos: Miguel Ângelo