Hoje é 17 de Dezembro de 2017

ndice de Confiana do Empresrio Industrial de MT - 11/2017

Jovem Aprendiz abre portas para a carreira
Em: 18/04/2017 às 18:44h por Assessoria de Comunicao - Sistema Fiemt

“Hoje tenho uma visão totalmente diferente. Sei o que vim fazer e onde quero chegar”, diz a estudante Monique Evelin, 18 anos, formanda do curso de Auxiliar Administrativo do programa Jovem Aprendiz. Ela e mais três aprendizes receberam os certificados de conclusão da etapa prática do curso, em cerimônia realizada na sede Regional da Eletrobras Eletronorte, com a participação da Superintendência Regional do Trabalho e Emprego (SRTE), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-MT) e Sistema Nacional de Emprego (Sine).

A Empresa desenvolve o Programa Jovem Aprendiz desde 2003 e, a partir de então, proporcionou a inserção de 130 jovens no mercado de trabalho. “Agradeço pela experiência, não só para mim, mas a todos os jovens que precisam. Eu saio com o pensamento de dever cumprido, sei quer aproveitei ao máximo essa oportunidade”, afirmou. A aprendiz na área financeira, Ana Vitória Dias, conta que realizou 88 cursos durante o período que permaneceu na empresa. “Foram cursos de ética, segurança no trabalho e muitos outros que serão fundamentais para a profissional que busco ser. Sou muito grata por tudo que aprendi”.

De acordo com o auditor fiscal, Valdinei Arruda, é essencial que os estudantes sintam-se valorizados e tenham o Jovem Aprendiz como um laboratório para o mercado de trabalho.  “Essa interação entre os entes participantes do Programa nos sensibiliza e reverbera o verdadeiro motivo pelo qual ele foi criado. Trabalhar como cota é fácil, trabalhar como modelo de transformação de vida é difícil e é isso que estou vendo nestes jovens. Nos sentimos sensibilizados e acreditamos que essa célula seja um modelo que precisa ser replicado”, analisou.

Para a gestora do programa na Eletronorte, Solange Maria da Silva, o Jovem Aprendiz vai muito além dos requisitos previstos em Lei. “Não desenvolvemos para cumprir a legislação apenas, mas para formar cidadãos de bem. Homens e mulheres com coragem e empoderados. Que bom que existe uma cota e que mais pessoas possam ter essa oportunidade”, destaca.

Acompanhamento

O Sine foi convidado a participar do evento no intuito de dar continuidade dos jovens no mercado de trabalho.  “Eles serão cadastrados no Sine e poderão ser direcionados para concorrer a possíveis vagas de emprego”, afirmou a assistente social da Eletronorte, Fabyulla Lesco.