Hoje é 19 de Novembro de 2017

Sondagem Indstria da Construo de Mato Grosso - 07/2017

Simpsio da Fatec debate aes de fortalecimento e competitividade da indstria
Em: 09/11/2017 às 18:02h por Assessoria de Comunicao

Sustentabilidade, marketing, segurança digital e alimentar, estão entre os temas que foram tratados durante o III Simpósio de Iniciação Cientifica e Extensão – Produzindo Conhecimento, realizado pela Faculdade de Tecnologia Senai Mato Grosso (Fatec Senai MT). O evento foi aberto para a comunidade a fim de estimular o pensamento inovador e a criação de novos produtos e serviços que atendam às demandas da indústria e da sociedade.

O simpósio ocorreu na Arena Pantanal e contou, ainda, com a geração de ideias por meio do Grand Prix e a exposição de produtos e serviços inovadores propostos por estudantes da Fatec. Entre os palestrantes esteve o coordenador do escritório de Inovação Tecnológica (EIT) da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Olivan da Silva Rabêlo. Para ele, o ambiente que estamos vivenciando enquanto agentes e ecossistema de inovação no estado de Mato Grosso é muito importante e estratégico para fortalecer e aumentar a competitividade das empresas.

“Essas iniciativas são importantíssimas e ver a academia tomando a frente  é a garantia de que dará certo. Estamos formando mão de obra qualificada para inovação e gestão, e isso precisa ocorrer cada vez mais”, pontuou.

De acordo com o estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistema, Oscar Cabral da Luz Junior, o evento foi um impulsionador, além de agregar novos conhecimentos. “Pude identificar pontos que eu não enxergava”.

Ele, que está assumindo os negócios da família, disse ter encontrado algumas saídas interessantes. “Quero desenvolver produtos novos e vejo que posso contar com a faculdade para isso, o que vai reduzir custos e ainda auxiliar no desenvolvimento de pesquisas. Também aprendi mais sobre gestão e como qualificar meus projetos e a importância de desenvolver ações envolvendo meio ambiente”.

Já a professora de administração da Universidade Federal de Mato Grosso, Ivana Aparecida Ferrer Silva, abordou as questões ambientais como um elemento central da tomada de decisão. “Toda indústria para funcionar precisa dos aspectos ambientais. Quando se pensa numa planta industrial é importantíssimo inserir alguns processos como a logística reversa, reaproveitamento do refugo, reinserção dos rejeitos da produção, promoção da ecologia industrial e muitos outros. A gente tem que formar um profissional aberto a aprender e com uma visão holística de todo esse processo, sensibilizar esse aluno que muitas vezes não teve na sua base e é isso que estou vendo aqui hoje”.

Informações pelo (65) 3612-1728 ou mercado.fatec@fatecsenaimt.com.br.