Hoje é 21 de Janeiro de 2018

ndice de Confiana do Empresrio Industrial de MT - 11/2017

Consultoria realizada pelo IEL-MT ajuda micro e pequenas indstrias a inovar
Em: 15/12/2017 às 15:53h por Assessoria de Comunicao - Sistema Fiemt

Evolução de 115% no índice de maturidade em inovação. Esse é um dos resultados do projeto Inovação para Pequenos Negócios em Mato Grosso, que realizou consultoria ao longo de 2017 com micros e pequenas indústrias no estado. Em relação à maturidade de gestão, os números finais mostram que houve um salto 29,5% para 58,6%.

No total, 20 indústrias das cidades de Cuiabá, Várzea Grande e Primavera do Leste receberam 165 horas de consultorias em gestão empresarial e inovação. Dentre os segmentos atendidos no projeto, constam cinco empresas de metalmecância, quatro da construção civil, quatro de alimentos, três de reparação de veículo, duas de reciclagem, uma do segmento gráfico e uma do moveleiro.

Todas as empresas desenvolveram algum item inovador, nove inovaram em produtos, quatro em marketing, cinco inovaram o método organizacional e outras duas no processo de fabricação ou entrega. O projeto é uma parceria nacional entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae. No estado, é desenvolvido pelo Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) e Sebrae em Mato Grosso, por meio do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MT).

Para conhecer a maturidade em gestão e inovação, primeiramente, foi aplicado nas empresas o diagnóstico do Modelo de Excelência em Gestão (MEG). Posteriormente, na consultoria de gestão empresarial foram realizados com as empresas a elaboração e acompanhamento do plano de ação, além da aplicação de ferramentas em gestão de processos, qualidade, finanças, pessoas, ambiental, produção, marketing e vendas, com foco no aprimoramento do MEG.

Já na consultoria em gestão da inovação, houve ação para elaborar e acompanhar o plano de ação e avaliação da propriedade Intelectual da Inovação com marcas, patentes e desenhos industriais. Foram aplicadas ferramentas de gestão da inovação, como brainstorm, SWOT, Canvas, Elevator Pitch, SCAMPER, Design Thinking, prototipagem, análise de riscos, seleção e elaboração de projetos de Inovação.

As indústrias também participaram de seleção em editais de fomentos à inovação. Como resultado, uma das empresas conseguiu recurso de R$ 800.000,00 pelo edital Finep, e outra empresa está na 3ª fase do Edital SENAI de Inovação, com recurso de R$ 400.000,00 em aprovação. O projeto resultou, ainda, em um registro de patente, um registro de marca e três adesões ao programa Agentes Locais de Inovação (ALI/Sebrae).

“Nossa empresa era embrionária quando começamos a consultoria, nos fez pensar melhor o plano de negócio e analisar os pontos fracos e forte que temos. Agora, estamos desenvolvendo um produto inovador para melhorar o escoamento da água nas cidades, evitando alagamentos”, afirmou o sócio-diretor da Inovação Construção Inteligente, Gabriel Guariento. Segundo ele, a previsão é que este produto esteja em todo estado nos próximos dois anos e em todo o mercado brasileiro em cinco anos.

“Esse projeto de consultoria, realizado ao longo do ano, mostra que o IEL-MT está alinhado com a diretriz nacional, que é cada vez mais incentivar a inovação nas indústrias. E o resultado foi expressivo, principalmente por aprimorar a percepção de que é possível inovar na pequena empresa”, afirma o superintendente do IEL-MT, Mauro Santos.