Hoje é 20 de Maio de 2018

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

Busca geral no site:

Cadastre seu email

   
Sondagem Indstria da Construo de Mato Grosso - 03/2018
  Pesquisa realizada pela CNI, em parceria com a Fiemt.
Sondagem Industrial de Mato Grosso - 03/2018
  Pesquisa realizada pela CNI, em parceria com a Fiemt.
Publicação
 
 
Carnaval: Sesi oferece palestra sobre Infeces Sexualmente Transmissveis
Em: 31/01/2018 às 13:54h por Assessoria de Comunicao - Sistema Fiemt

Foto

Já começou a contagem regressiva para a maior festa popular do país. O Carnaval 2018 acontece no próximo dia 13 de fevereiro e, mais que folia e diversão, outro elemento que não pode ser esquecido durante os dias mais festivos do ano é a prevenção, especialmente contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST). Segundo estimativa da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 1 milhão de casos ocorrem por dia no mundo. E é sobre este tema que o Serviço Social da Indústria (Sesi-MT) quer tratar com os trabalhadores da indústria nestes dias que antecedem o evento. 

A presença de uma IST, como sífilis ou gonorreia, aumenta consideravelmente o risco de se adquirir ou transmitir a infecção por Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV). Em especial, a sífilis na gestação leva a mais de 300 mil mortes fetais e neonatais por ano no mundo. 

Com atividades interativas, a oficina “Folia da Prevenção”, sobre álcool e drogas, e a palestra sobre IST/AIDS, o Sesi tem o objetivo de orientar para conscientizar, explica a coordenadora Regional de Educação e Cultura do Sesi-MT, Cíntia Silva. 

“Os dados são expressivos e chamam atenção para a necessidade de informar, que faz parte do caminho da prevenção. Com isso, o Sesi quer contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos industriários, que podem aproveitar o Carnaval, mas com segurança. E somente cada trabalhador pode fazer isso por si mesmo”, destaca. 

Para mais informações sobre a oficina e palestra oferecida pelo Sesi, ligue na unidade mais próxima: Cuiabá (65) 3648-7837, Rondonópolis (66) 3302-0023, Cáceres (65) 3222-1216, Sinop (66) 3531-3611, Juína (66) 3566-2273. 

IST ou DST? 

De acordo com o Ministério da Saúde, a terminologia Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) passou a ser adotada em substituição à expressão Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), porque destaca a possibilidade de uma pessoa ter e transmitir uma infecção, mesmo sem sinais e sintomas. 

As ISTs são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e transmitidas, principalmente, por meio do contato sexual (oral, vaginal, anal) sem o uso de camisinha masculina ou feminina, com uma pessoa que esteja infectada. A transmissão de uma IST pode acontecer, ainda, da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. 

O tratamento das pessoas com IST melhora a qualidade de vida e interrompe a cadeia de transmissão dessas infecções. O atendimento e o tratamento são gratuitos nos serviços de saúde do SUS. 

 
Imprimir   Enviar por e-mail

 

Comentrios()


Campo obrigatrio.


Campo obrigatrio.Formato invlido.


Campo obrigatrio.


Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555