Hoje é 19 de Junho de 2018

ndice de Confiana do Empresrio Industrial de MT - 05/2018

Faturamento da indstria cresce 1,5% e confirma retomada da atividade no setor
Em: 05/06/2018 às 08:18h por Agncia CNI de Notcias

O faturamento da indústria aumentou 1,5% em abril na comparação com março, na série livre de influências sazonais.  Com isso, o indicador registra um crescimento de 6,9% no primeiro quadrimestre do ano frente ao mesmo período de 2017. "O resultado confirma a tendência de alta do faturamento industrial", afirmam os Indicadores Industriais, divulgados nesta segunda-feira, 4 de junho, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

De acordo com a pesquisa, os dados de abril confirmam a retomada em ritmo lento da atividade. Depois de duas quedas consecutivas, as horas trabalhadas na produção aumentaram 2,2% em abril frente a março, na série dessazonalizada, e fecharam o primeiro trimestre com expansão de 1,6% em relação ao mesmo período de 2017.

A utilização da capacidade instalada ficou praticamente estável em 78%,  com leve recuo de 0,1 ponto percentual em abril na comparação com março, na série com ajuste sazonal. Conforme a CNI, a utilização média da capacidade instalada no primeiro quadrimestre é 1,2 ponto percentual superior à do mesmo período de 2017.

O mercado de trabalho também está se recuperando lentamente. O emprego na indústria cresceu 0,1% em abril na comparação com março, na série dessazonalizada. Foi o oitavo mês consecutivo de crescimento do emprego, que registra uma expansão de 0,7% no primeiro quadrimestre na comparação com o mesmo período de 2017. A massa real de salários caiu 0,4% e o rendimento médio real dos trabalhadores também diminuiu 0,4% em abril frente a março, na série dessazonalizada. Entretanto, na comparação do primeiro quadrimestre com o mesmo período de 2017, a massa real de salários aumentou 1,8% e o rendimento médio real do trabalhador subiu 1,1%.