Hoje é 19 de Junho de 2018

ndice de Confiana do Empresrio Industrial de MT - 05/2018

Governo Federal lana Prmio em Cuiab
Em: 07/06/2018 às 08:37h por Assessoria de Comunicao - Sistema Fiemt

O Governo Federal realiza em Cuiabá, dia 13/06, o Seminário de lançamento da 1ª Edição do Prêmio ODS Brasil - Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. Podem concorrer ao prêmio entidades de governo (União, Unidades da Federação e municípios), organizações com e sem fins lucrativos e instituições de ensino, pesquisa e extensão. O encontro será no auditório da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), às 10h. As inscrições para o seminário são gratuitas.

“O Seminário de divulgação do prêmio está sendo realizado nos 27 estados brasileiros para que mais entidades, empresas, instituições possam participar. O nosso objetivo é reconhecer, valorizar e dar visibilidade às boas práticas já existentes no Brasil que contribuam para o alcance dos objetivos e metas da Agenda 2030 para o desenvolvimento sustentável”, disse o assessor da Secretaria Nacional de Articulação Social da Presidência da República, Laurêncio João Körbes.

Organizado pelo Governo Federal, o prêmio contribuirá também para a formação de um “banco de práticas” que servirá de referência na implementação e disseminação da Agenda 2030. A premiação ocorrerá em dezembro, em Brasília (DF). Em Mato Grosso, a atividade é conduzida com apoio da UFMT e da Federação das Indústrias do Estado (Fiemt), por meio do Conselho Temático de Responsabilidade Social (Cores).

“Participar é importante, tanto para entidades públicas quanto privadas, para que possam conhecer os detalhes que regem o prêmio. Mas, principalmente, conhecer e disseminar a agenda 2030 do pacto global para o desenvolvimento sustentável”, destacou a presidente do Cores, Ulana Brüehmüeller.

O Prêmio reconhecerá projetos, programas, tecnologias ou outras iniciativas estruturadas que promovam soluções que contemplem os aspectos sociais, ambientais e econômicos e, ainda, multiplicar soluções sustentáveis. A inscrição para o seminário deve ser feita por meio do site www.odsbrasil.gov.br.

Agenda 2030

A Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) faz parte de um Protocolo Internacional, assinado por 193 países, na Assembleia Geral das Organizações das Nações Unidas (ONU), em setembro de 2015, onde o Governo Brasileiro assumiu o compromisso de adotar um modelo de desenvolvimento sustentável. Ao todo, foram definidos 17 Objetivos, 169 Metas e 232 Indicadores, a serem cumpridos até 2030. Destacam-se temas relevantes, tais como: erradicação da pobreza, saúde, educação, trabalho decente, inovação, consumo sustentável, combate à mudança do clima, paz e parcerias.