Sistema FIEMT

ARQUIVOS

Sistema de Gestão de Energia Elétrica Utilizando o EnergyPlus: uma Aplicação Voltada aos Edifícios Inteligentes

11/01 18h28

 

Link: 3015_sistema_de_gestao_de_energia_eletrica_utilizando_o_energyplus-uma_aplicacao_voltada_aos_edificios_inteligentes.pdf

Resumo: A inovação no processo de gerenciamento de energia elétrica em edificações é uma saída estratégica para propor soluções energéticas inteligentes e sustentáveis. Para diversificar a geração de energia elétrica e explorar o potencial do Brasil, a Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL normatizou através da Resolução nº 482, de 17 de Abril de 2012, a possibilidade da conexão de um sistema fotovoltaico à rede elétrica, incentivando assim pesquisas de soluções otimizantes para a aplicabilidade dos princípios da eficiência energética. O presente artigo tem como objetivo modelar, através do software Energyplus, um sistema de gerenciamento de energia, considerando a filosofia dos edifícios inteligentes. Para isso, foi realizado um estudo de caso voltado à gestão do uso de energia elétrica, através de simulações de fluxos térmicos e luminosos nos softwares Energyplus e SketchUp, além da inclusão do aporte da geração fotovoltaica; simulando assim um modelo computacional de um edifício inteligente. Resultados preliminares obtidos com o estudo de caso apontaram que a geração fotovoltaica, considerando as cargas da edificação, possibilitaria atender 50% do consumo anual da edificação.

 

MÍdias Sociais

 

Conheça e compartilhe em nossas midias sociais:

 

Facebook
Twitter
YouTube
Whatsapp

Newsletter

Assine nossa newsletter e fique por dentro das notícias do Sistema FIEMT assim como informações sobre o SESI, SENAI e IEL de Mato Grosso.

 

Insira seu email:

 

 

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555

 

Copyright © 2018 - Todos os direitos reservados.