Sistema FIEMT

DEFESA DE INTERESSES E RELAÇÕES SINDICAIS

FIEMT - UEDIRS - PDA - Capacitação Sindical

 

OFICINAS

As oficinas visam capacitar o corpo técnico, líderes e potenciais sucessores de sindicatos industriais, de forma a desenvolver competências essenciais para sua atuação.

A delimitação temática das oficinas, que terão entre quatro e seis horas de duração, será alinhada aos documentos “Competências do Líder Sindical Empresarial” e “Competências do Executivo Sindical Empresarial”, elaborados pela CNI com a contribuição de empresários e federações estaduais de indústrias.


BENCHMARKING SINDICAL

O Benchmarking Sindical tem por objetivo realizar visitas a sindicatos com boas práticas que tenham potencial de replicabilidade e fortaleçam a atuação dos sindicatos.

Serão selecionadas 4 (quatro) sindicatos referência para visitação ao longo de 2018. A Federação que confirmar participação poderá indicar sindicatos do seu estado para participar dos benchmarkings.

As quatro visitas estão previstas para ocorrerem nos seguintes meses:

1º Benchmarking: Maio/2018
2º Benchmarking: Agosto/2018
3º Benchmarking: Outubro/2018
4º Benchmarking: Novembro/2018


1º PRÊMIO NACIONAL DE BOAS PRÁTICAS SINDICAIS

O Prêmio é uma parceria entre a CNI e as federações estaduais para valorizar e promover o compartilhamento de ações dos sindicatos que contribuam para sua sustentabilidade e que gerem valor para as indústrias representadas.

Nesta primeira edição, foram inscritas 362 boas práticas, que passaram pela Etapa Estadual em 22 federações. As vencedoras em cada federação foram automaticamente classificadas para a Etapa Nacional, dividida em duas fases.

Na fase 1, uma Banca Examinadora analisou as 22 boas práticas concorrentes e selecionou as 6 boas práticas finalistas.
A fase 2 consistiu na votação online, aberta a representantes de todos os sindicatos da indústria, que resultou na definição das 3 boas práticas vencedoras.

O resultado do 1º Prêmio Nacional foi divulgado no ENAI - Encontro Nacional da Indústria, no dia 3 de julho de 2018.

1º Lugar - Criação de Instituto para valorização do plástico - SINPLAST/RS

2º Lugar - Estratégia para ampliação de associados - SINDIALIMENTOS/CE

3º Lugar - Solução para destinação de resíduos sólidos - SIMNO/MT 


CATÁLOGO ONLINE DE BOAS PRÁTICAS SINDICAIS

É uma das iniciativas do Programa de Desenvolvimento Associativo (PDA) voltadas à gestão sindical e à formação de líderes e executivos sindicais. Criado em 2015, visa divulgar os caminhos percorridos pelos sindicatos para tornar a sua atuação mais inovadora e dinâmica, estimulando sua replicação por outras entidades.

É disponibilizado no ambiente online e permite a apresentação das informações de forma dinâmica, com facilidade de busca por categorias e possibilidade de cadastramento de novas boas práticas pelos próprios sindicatos, mediante validação da federação.

ACESSE O CATÁLOGO ONLINE


FORMAÇÃO DE NOVAS LIDERANÇAS

Essa ação contempla uma trilha de aprendizagem com o objetivo de preparar novas lideranças setoriais e potenciais sucessores para exercer o papel de líder. A trilha é composta por atividades do portfólio de produtos da CNI e Sebrae/NA, conforme abaixo:

1ª Ação: A primeira atividade é o Encontro de Novas Lideranças Setoriais, que visa promover um momento de ambientação de novas lideranças setoriais e potenciais sucessores, nivelando o entendimento acerca do seu papel, do foco de atuação das organizações de representação e das possibilidades de parceria com o Sistema Indústria e o Sistema Sebrae.

2ª Ação: O “Workshop de Associativismo”, com 4 horas de duração e metodologia já formulada pelo Sebrae/NA.

3ª Ação: A terceira atividade da trilha é o “Sebrae Mais Líder Coach”, cujo conteúdo e metodologia foram elaborados pelo Sebrae/NA. A iniciativa é composta por 2 encontros com 16 horas de duração cada, que abordam, especificamente, os assuntos “Autoliderança” e “Liderança para Resultados”, além de sessões individuais de 4 horas de coaching, que serão oferecidas neste projeto na modalidade a distância.

4ª Ação: A última atividade da trilha de Formação de Novas Lideranças Setoriais será a indicação de lideranças que tenham se destacado para participar do projeto “LIDER – Liderança para o Desenvolvimento Regional” do Sebrae/NA. O projeto tem como objetivo mobilizar e fortalecer líderes locais para a elaboração de um plano de desenvolvimento regional, que resultará no plano de ação para o desenvolvimento regional, assim como no desenvolvimento dos mecanismos de sustentação e monitoramento do desenvolvimento planejado.


 

INTELIGÊNCIA SINDICAL 

 

UEDIRS - Unidade Estratégica de Defesa de Interesses e Relações Sindicais
Tel: 65 3611-1666/1676
E-mail: uedirs@fiemt.com.br
Sobre o PDA
 

Mídias Sociais

 

Conheça e compartilhe em nossas midias sociais:

 

Facebook
Twitter
YouTube
Linkedin

Newsletter

Assine nossa newsletter e fique por dentro das notícias do Sistema FIEMT assim como informações sobre o SESI, SENAI e IEL de Mato Grosso.

 

Insira seu email:

 

 

Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555

 

Copyright © 2019 - Todos os direitos reservados.