Fiemt sedia curso 'Lavagem de dinheiro no âmbito da luta contra o tráfico de drogas'
Em: 11/02/2019 às 11:15h por Assessoria de Comunicação - Sistema Fiemt
A Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Fiemt) sedia, a partir desta segunda-feira (11/02), o curso 'Lavagem de dinheiro no âmbito da luta contra o tráfico de drogas'. Ministrado pelo Governo Francês em parceria com a Embaixada da França, a capacitação é exclusiva para integrantes da inteligência da Polícia Civil, do Ministério Público, Polícia Federal e Poder Judiciário.
O curso, que segue até a próxima sexta-feira (15/02), será conduzido por policiais franceses e delegados da Polícia Civil do Rio Grande do Sul. Para o presidente do Sistema Fiemt, Gustavo de Oliveira, esse tema é de grande importância porque a segurança é essencial para um ambiente de negócios favorável ao desenvolvimento da indústria.
“O desafio em Mato Grosso é hercúleo, em função da extensa faixa de fronteira seca, que nos coloca diretamente na rota do tráfico internacional da América do Sul, além de sermos um grande mercado consumidor. Toda vez que formos chamados a contribuir com o ambiente de negócios e com um Estado mais justo para todos, nós da Fiemt iremos contribuir. Nosso objetivo é que isso se traduza em resultados cada vez mais efetivos para uma sociedade que precisa tanto de desenvolvimento”, disse Oliveira.
De acordo com o delegado geral da Polícia Judiciária Civil de Mato Grosso, Mário Demerval Rezende, a capacitação contribuirá com a atualização de informações e procedimentos de combate ao crime. “Ao verificar o contexto do crime de lavagem de dinheiro, se torna indispensável fazer uma análise sobre a evolução no quadro normativo internacional sobre essa prática ilícita”, destacou.
Segundo o Adido de Polícia Adjunto da Embaixada da França no Brasil, comandante Serge Giordano, essa capacitação foi proposta porque perceberam que Mato Grosso é um estado que faz parte da rota da cocaína. “A questão da lavagem de dinheiro, além das drogas como geral, nos impacta até na Europa. Podemos atacar o problema de vários lados e hoje estamos aqui para tentar ajudar e explicar nossa maneira de trabalhar. Espero que seja útil para continuar esse combate e conseguir amenizar o problema”.
Participaram da abertura a senadora Selma Arruda, o secretário de Estado de segurança, Alexandre Bustamante, o diretor de Inteligência da Polícia Civil, Juliano Silva de Carvalho, o desembargador Marcos Machado, o diretor da Politec, Rubens Sadao Okada, o Cônsul Honorário da França em Cuiabá, Pascal Crepin, comandante Serge Giordano e outras autoridades.
Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso
Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4.193 - Centro Político Administrativo
Cuiabá - MT / CEP 78049-940 | Fone: (65) 3611-1500 / 3611-1555
Copyright © 2019- Todos os direitos reservados.